Ninguém se importa (ainda)

O Institudo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou há alguns dias os resultados do crescimento (!) no setor educacional do país. E pasmem, os dados não foram lá muito bons. Metade dos jovens brasileiros que estão na faixa etária de 15 a 17 anos não estão estudando ou não concluiu o ensino médio.  Metade!

E ninguém se importa. Talvez porque a economia esteja se reestabelecendo depois da crise mundial, talvez porque o Brasil tenha sido escolhido como sede de dois grandes eventos esportivos (os maiores, dá pra se dizer) e talvez também, o motivo mais óbvio, porque estamos em ano de Copa.

190 milhões ansiando pelo mês de junho. O momento do pão e circo, em que tudo de ruim pode ser esquecido, ou fingido que não existe. Mas, e em julho? Aonde estarão a pequena parte do bolo brasileiro, os cinco milhões de seres?

Alguns estarão trabalhando, outros tendo filhos nas maternidades públicas espalhadas pelo país e ainda há aqueles que estarão tentando uma “vida melhor” no crime. As novas manias da nação.

O Brasil está engatinhando em projetos revolucionários para educação dos brasileiros. As escolas padecem por ter um estilo que atrai somente àqueles que não dependem dela: os autodidatas super-ultra inteligentes. Ou seja, numa porcentagem do tamanho do nosso país, quase ninguém.

É difícil fazer o povo entender que ver só novela não leva a nada. Que não ler é não crescer. Mas, se de um em um, houver a tentativa de fazer isso mudar de panorama, talvez esses cinco milhões sejam, daqui  pra frente – não até junho – nos próximos anos,  aqueles que ensinarão os nossos “grandes líderes” a saber criar uma lista de prioridades que funcione.

E aí, poderemos curtir todos os meses do ano e não só junho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s