no desespero para concluir a monografia

Quem está no limiar entre terminar e não terminar um curso, naqueles momentos depesperadores de preparar um projeto, pesquisar um tema, decidir sobre qual assunto se debruçar durante madrugadas e períodos oportunos  pode ter uma pequena ajuda de dois livros densos, mas que de forma bem dividida clareiam aqueles horários em que se quer desistir.

Admito que é preciso ser persistente, pois só os livros não ajudam em nada. A leitura é chata, é descritiva, um tanto repetitiva. Mas a intenção dos autores já experientes no ensino e esclarecimento de metodologias da pesquisa, se fortalecem a partir do momento em que o pesquisador/estudante der uma chance aos capítulos que lhe interessem.

Vamos aos tais livros: “Metodologia da Pesquisa Científica” do autor Albenides Ramos, editora Atlas, +/-R$ 50.

Esse primeiro livro tenta expandir o horizonte do conhecimento a partir da elaboração de uma monografia. Para quem acha que monografia não passa de uma etapa que poderia ser eliminada dos currículos dos cursos, e só serve para aborrecer, o autor demonstra que é possível gostar e querer pesquisar. E ele apresenta o COMO fazer isso. Algo difícil para muitos.  No entanto, na leitura você não vai encontrar roteiros claros. É preciso se deleitar profundamente nas páginas da obra para poder se encontrar com os ensinamentos de Albenides Ramos. Para quem quer ser pesquisador é um ótimo início. Falando em início, a autor, imagino eu, sabendo dessa agonia que acomete tantos estudantes, fez quest~ão de começar o livro  com duas frases inspiratórias. Talvez numa tentativa de acalmar os ânimos e corações acelerados para concluir os cursos.

” Somos todos joias individuais com brilho próprio. Mas somos todos joias brilhantes na mesma rede, cada uma irradiando a sua luz na posição que ocupa na rede, cada uma refletida na outra. Por paradoxal que seja, nossas expressões individuais são a única fonte de luz que temos para nos ver uns aos outros. Precisamos da luz de cada joia única para iluminar a nossa unicidade” (Rig Vega, livro sagrado do Hinduísmo).

E continua:

“Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é sermos poderosos além da medida. É a nossa luz, e não nossa escuridão, o que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: ‘Quem sou eu para ser brilhante, maravilhosos, genial, fabuloso?’ Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Seu papel apequenado não serve ao mundo. Não há nada de sábio em diminuir-se para que outros não se sintam inseguros por perto. Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós. Não está apenas em alguns de nós, mas em todos. E à medida que deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente damos permissão para que os outros façam o mesmo. Quando somos liberados do nosso próprio medo, nosa presença automaticamente liberta os outros”. (Nelson Mandela, discurso de posse na presidência da África do Sul, 1994).

É assim que Albenides escolhe cativar os leitores. Se gostou, siga em frente.

O outro livro é: “Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação, organizado por Jorge Duarte e Antonio Barros, editora atlas, +/-R$70

Esse é mais específico para alunos/pesquisadores da área de comunicação. Tem textos de mais de 30 autores, especialistas, estudiosos da área. Cada um traz sua contribuição sobre os mais diversos assuntos de comunicação e claro, sempre falando da pesquisa em comunicação. Quais as metodologias, os métodos, as técnicas. Ué, mas isso não é tudo igual? Essa é uma das metas do livro: explicar exemplificando que cada termo é diferente dentro das pesquisas científicas e todo um rigor para iniciar um estudo se faz necessário.

Como fazer, como aprender, como aprender a aprender, você encontra nos livros. Como não desistir, infelizmente você não encontra à venda nas livrarias e nem em sebos. Aí é com você. Mas quem sabe, depois desse rebuliço de buscas, alguns se encontrem e possam ser futuros pesquisadores. Boa sorte aos que tentarem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s